segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Conceitos

Com a intenção de criar maior comodidade e qualidade de vida, este projeto visa a criação de “caminhos verdes” voltados exclusivamente para pedestres. Estes caminhos seriam para a circulação exclusiva destes e estaria não só separada dos carros mas também tornaria o deslocamento pelo bairro mais fácil –uma rota alternativa que cortaria o meio das quadras – e agradável, pois seria arborizado, tendo um aspecto de uma grande praça linear e contínua. Essas áreas serviriam ao mesmo tempo de circulação de pedestres e também como praças/área de lazer que atenderiam as habitações próximas.

Estas áreas de lazer e praça espalhadas nas quadras se ligariam umas nas outras ora por passarelas, ora pela continuidade de seu piso, mais elevado que o nível da rua, dando continuidade ao mesmo, formando uma espécie de lombada na via, fazendo com que o motorista do veículo reduza a velocidade e respeite o tráfego dos pedestres. As passarelas possuem não só a função de transportar o pedestres para as outras regiões sem impedir o fluxo de veículos, mas, neste caso, serve também como barreira (em sua altura com relação à via) para os caminhões que ali faziam trafegavam, impedindo que cortem caminho pelo bairro ocasionando problemas como já citados anteriormente.


Com a finalidade de obter uma intensidade maior no uso destes espaços, o projeto propõe a criação de edifícios de apartamentos a fim de tornar a área mais densa.

Águas pluviais: Há uma grande concentração do volume de água na parte do rio, devido o sentido do escoamento das águas pluviais do terreno ser somente na região mais baixa, onde se localiza o rio. Para sanar um futuro problema de enchente nesta região do bairro, foi pensada uma zona de contensão de água. Assim, em épocas de chuva, seria formado nesta região um pequeno alagadiço que, juntamente a uma extensão do Parque Siqueiroli no bairro proposto, estaria localizado um mirante a fim de aproveitar essa área de contemplação da paisagem para uso público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário